Postado dia 08/07/2022 às 04:07

Centro Cirúrgico do Tacchini volta a ultrapassar 1,5 mil procedimentos mensais

Nos últimos meses, o Centro Cirúrgico do Hospital Tacchini tem retomado o mesmo volume de procedimentos registrado até março de 2020, quando iniciou a pandemia de Covid-19. A média de procedimentos mensais realizados no local, que durante a pandemia chegou a ser de pouco mais de 300 nos meses de pico da doença, atualmente é de 1.510.

Batizado de Centro Cirúrgico Dr. Antônio Casagrande, o espaço foi inaugurado em 1974 e passa por constantes atualizações e reformas para ampliar os recursos tecnológicos e suprir as novas demandas da comunidade. Atualmente a estrutura conta com 10 salas cirúrgicas, preparadas para realizar procedimentos eletivos e de urgência. 

Referência SUS em cirurgia geral e anestesiologia para os municípios de Bento Gonçalves, Pinto Bandeira, Santa Tereza e Monte Belo do Sul, o Centro Cirúrgico do Hospital Tacchini ainda é referência em cirurgias oncológicas da UNACON para 23 municípios da região. Além disso, o local é preparado para realizar cirurgias de alta complexidade, como as neurológicas e ortopédicas (incluindo as de coluna).

As cirurgias ortopédicas são as mais recorrentes entre as especialidades atendidas no Centro Cirúrgico. A lista é seguida pelos procedimentos de otorrinolaringologia e urologia. As cirurgias gerais vem logo atrás, na quarta colocação do ranking. 

Centro de Videoendoscopia

O local realiza diversas cirurgias e exames por vídeo. Os procedimentos são minimamente invasivos, têm menor tempo de recuperação, podem ser realizados em caráter ambulatorial ou com menos tempo de internação e ainda têm menor incidência de aderências.

Equipe 

Para garantir o máximo de eficiência e qualidade em cada procedimento, o hospital Tacchini possui 65 colaboradores trabalhando integralmente no Centro Cirúrgico, incluindo. Por mês, ainda passam pelo local pelo menos 150 médicos das mais diferentes especialidades, incluindo anestesistas, médicos auxiliares e cirurgiões principais. 

A cirurgia passo a passo

Todo o planejamento cirúrgico inicia com a avaliação do médico, definindo a necessidade de cirurgia. A partir daí, o paciente precisa realizar a autorização, a avaliação pré-anestésica, bem como os exames correspondentes a cada caso. Na véspera da cirurgia, o paciente ainda recebe ligação do hospital confirmando o agendamento.

Quando o paciente chega à recepção, a equipe verifica a documentação necessária e inicia a conferência de um rigoroso check list que vai garantir os mais altos níveis de segurança à cirurgia. 

Enquanto isso, o time que vai executar o procedimento realiza a preparação da sala, colocando à disposição todos os materiais que serão utilizados durante a cirurgia. Com a chegada do paciente, ocorre a reconfirmação de dados, adicionando uma nova barreira de segurança à ação.

Após o final do procedimento, o paciente é levado à sala de recuperação e aguarda até ser encaminhado para o quarto ou para a UTI, conforme demanda. Ao mesmo tempo, a sala de cirurgia é novamente desmontada, esterilizada e preparada para a chegada da próxima equipe. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO