Postado dia 06/07/2020 às 11:07

Tacchini chega aos 95 anos de cuidado com a comunidade

Em 20 de setembro de 2019, o Hospital Tacchini completou 95 anos de existência. Durante todo o ano, programações alusivas à data foram realizadas em Bento Gonçalves. A intenção foi lembrar da importância da instituição desde os seus primeiros passos, em 1924, pelas mãos do próprio Dr. Bartholomeu Tacchini.

Chegado em Bento Gonçalves em 1912, o médico italiano conseguiu mobilizar a comunidade em torno da construção de um hospital depois de 12 anos de trabalho. A inauguração do hospital ocorreu antes mesmo das obras iniciarem e foi realizada como forma de convencer o Dr. Tacchini a permanecer no município mesmo sem ainda contar com estrutura e equipamentos considerados essenciais.  

O prédio

Em 13 de março de 1927, dois anos após o lançamento da pedra fundamental, era inaugurado o primeiro prédio, com entrada pela Rua Saldanha Marinho. Já em 1929, o mentor rumou à Itália em busca de equipamentos mais modernos para o atendimento. No ano seguinte, retornou trazendo não apenas os novos materiais, mas também o auxílio de seu sobrinho, dr. Walter Galassi, que nomearia o pavilhão inaugurado em 1936.

Desde então, o crescimento do Tacchini esteve ligado ao desenvolvimento da própria região. Estes 95 anos trazem consigo marcos históricos que são prova viva de que instituição e comunidade servem de apoio um ao outro e que suas histórias se unem de forma homogênea: as constantes ampliações e modernizações do Hospital Tacchini, a criação do Tacchimed, das Farmácias Tacchimed, do Hospital São Roque, do Instituto de Pesquisa em Saúde e do Instituto do Câncer. Todas essas conquistas só foram possíveis a partir do esforço, da ajuda e do comprometimento de diferentes gerações.

Mais do que paredes, durante 95 anos o Tacchini construiu laços de cumplicidade com a sua comunidade. Porque um sistema de saúde não é formado por tijolos, cimento e equipamentos de ponta. Sem as pessoas, nada disso seria possível. É delas que vem a força para que o hospital siga em frente.

“Não sabemos quais serão os desafios que nos aguardam no futuro, mas temos certeza que será mais fácil superá-los se continuarmos lado a lado com a comunidade. Enquanto as pessoas olharem para o Tacchini como se mirassem a um espelho, enxergando parte de si na própria instituição, teremos a certeza de que estamos cumprindo com excelência nossa missão de melhorar a saúde de todos”, descreve o presidente do conselho administrativo, Emilio Ristow.

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO