Postado dia 10/01/2023 às 03:01

Tacchini e Comui retomam projeto gratuito de rastreamento de câncer de intestino

O Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS), em parceria com o Conselho Municipal do Idoso (COMUI) de Bento Gonçalves está retomando o projeto de pesquisa que oferece gratuitamente, consultas de enfermagem, consultas médicas, além de exame de pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia para moradores de Bento Gonçalves com idade maior ou igual a 60 anos que apresentem critérios que configurem maior risco para câncer de intestino. 

A ação, que tem duração de 18 meses, chega a sua segunda etapa com a missão de rastrear tumores de intestino em mais 352 pessoas. O objetivo, de acordo com a dra. Juliana Giacomazzi, investigadora principal do projeto, vai além de efetivamente diminuir a mortalidade em função da doença. “A intenção é desenvolver a cultura de rastreamento de tumores colorretais na comunidade”, descreve. 

Na região atendida pelo Hospital Tacchini, o câncer de intestino é o 3º mais frequente entre as mulheres e o 4º entre os homens. 

Além de residir em Bento Gonçalves e ter idade igual ou superior a 60 anos, os critérios para participação no projeto englobam a apresentação de sintomas como anemia por causa desconhecida, sangue nas fezes ou episódio de melena (fezes escurecidas e mal-cheirosas) ou história familiar compatível com maior risco ou ainda pesquisa de sangue oculto nas fezes com resultado positivo.

Como participar

Interessados em participar devem entrar em contato com a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência e agendar consulta com médico para avaliação sobre possibilidade de encaminhamento para este Projeto de Pesquisa. Se atenderem aos critérios para participação, serão encaminhados para atendimento pela equipe do ITPS, no Hospital Tacchini.

Intestino Gigante

Este projeto está sendo executado com recurso de doações de pessoas físicas e jurídicas da comunidade, por meio da destinação do seu imposto de renda. E é a continuidade das ações divulgadas nas exposições do “Intestino Gigante”  em prol da detecção precoce de doenças do intestino, incluindo o câncer de intestino.   

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO