Postado dia 03/03/2022 às 02:03

Tacchini realiza primeira captação de múltiplos órgãos de 2022

No último mês, a Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Tacchini realizou a primeira captação de múltiplos órgãos em 2022. O procedimento, realizado a partir de uma parceria entre profissionais do hospital bento-gonçalvense e por uma equipe de médicos cirurgiões e enfermeiros do Hospital das Clínicas, de Porto Alegre, permitiu a doação de pulmões, fígado, rins, córneas e ossos dos membros inferiores. A ação só foi revelada em março para respeitar o luto dos familiares.

As etapas da doação

O primeiro passo para viabilizar a doação foi a confirmação de morte encefálica do paciente de 26 anos, realizada por meio de dois exames clínicos e um exame de imagem, em intervalos de tempo diferentes. Após isso, é preciso buscar a aprovação da família para o procedimento. 

“A decisão sobre a doação é um dos mais difíceis para a família, mas é também uma oportunidade de aumentar ainda mais o legado daquela pessoa que se foi. O encerramento irreversível dessa vida se tornou um novo ponto de partida para outras 5 pessoas. Tenho certeza que, de alguma forma, saber disso traz um pouco de conforto aos que perderam um ente querido”, descreve a enfermeira responsável pelo CIHDOTT do Hospital Tacchini, Ana Turmina.

A permissão dos familiares deu início a uma corrida contra o tempo para encontrar doadores compatíveis a partir da Central de Transplantes do Estado. A partir dessas definições é que os profissionais de saúde da capital gaúcha começaram o deslocamento aéreo até Bento Gonçalves para realizar a captação. Da entrada no centro cirúrgico do Tacchini até o fim do procedimento, foram cerca de 6h30 de operação. 

Logística envolvida

Com vida útil fora do corpo menor do que os demais órgãos, os pulmões receberam prioridade na captação e no transporte. Eles foram levados de volta à capital gaúcha no mesmo avião em que os profissionais chegaram a Bento Gonçalves. Em Porto Alegre, outra equipe médica já esperava para realizar o transplante em um paciente compatível que estava na lista de espera. 

Os demais órgãos foram transportados por terra, junto do restante da equipe da capital gaúcha, em um veículo cedido pela Prefeitura de Bento Gonçalves. 

“Em momentos assim toda a equipe é acionada. Literalmente corremos contra o tempo para que nenhum órgão captado seja perdido. A parceria do poder público e um aeródromo bem estruturado ajudam muito em situações como essa”, complementa Ana Turmina.

Todos os órgãos doados foram transplantados com sucesso. 

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS

#QUALIDADE #PRÊMIOS

post sobre o
prêmio 01

LER MAIS
DESENVOLVIDO POR ATRIA DESIGN STUDIO