Desde o início da pandemia de Coronavírus até agora, o Prevenire, serviço de medicina preventiva e assistência domiciliar do Tacchimed, já ofereceu teleorientação a 10.860 pessoas com 60 anos ou mais, que fazem parte do grupo de risco de acordo com as definições da Organização Mundial de Saúde (OMS). O número corresponde a 93% do total de idosos que possuem o Tacchimed.
Além disso, outros 4.597 pessoas com idades entre 50 e 59 anos também já receberam uma ligação do Prevenire conferindo estado de saúde e orientando a respeito dos cuidados com o COVID-19.
Caso o paciente apresente sintomas compatíveis com a doença, o serviço acompanha o paciente por telemonitoramento, avaliando a necessidade de visita domiciliar de enfermagem ou médica, e em alguns casos, encaminhamento ao pronto socorro. Em média, cerca de 120 casos são monitorados simultaneamente pelas equipes do Prevenire, somados os números de pessoas com diagnóstico confirmado e suspeitas.
Teleorientação
Cabe ressaltar que o sistema de saúde está organizado para oferecer orientações por telefone. Portanto, antes de comparecer o Pronto Socorro, os pacientes que possuem Tacchimed têm à disposição o telefone (54) 3455 4333 ou o WhatsApp (54) 9.9256 1756.
Monitoramento de gestantes
As gestantes, grupo considerado de vulnerabilidade em relação ao COVID-19, também estão sendo monitoradas pelo serviço de teleorientação do Prevenire. As que não apresentam qualquer sintoma recebem ligações semanais, já as consideradas suspeitas recebem acompanhamento conforme indicações do Ministério da Saúde. Cerca de 100 mulheres estão inclusas no programa.
O Prevenire está localizado no segundo andar do L’América Shopping, em Bento Gonçalves. Além de uma área física de 514m², distribuída em 14 consultórios, o serviço de medicina preventiva conta com uma equipe multiprofissional capacitada para oferecer orientações individualizadas aos Tacchimedianos, seus familiares e/ou seus cuidadores.