O Tacchimed

HISTÓRIA

O Plano de Saúde Tacchimed surgiu a partir de uma necessidade básica da comunidade local e regional. Em 1980 constatou-se que era preciso inovar na área da saúde em Bento Gonçalves, a fim de que os moradores pudessem desfrutar de um atendimento médico e hospitalar de alta qualidade, com soluções mais amplas e eficazes.

A comunidade, por meio de várias lideranças, optou pela criação de um Plano de Saúde próprio, alicerçado na estrutura do Tacchini Saúde.

Era preciso assegurar à população um atendimento médico-hospitalar de alta resolutividade, com os recursos da tecnologia de última geração. Para tanto, novos investimentos no Hospital Tacchini Bento Gonçalves se faziam necessários. A obtenção desses recursos somente seria possível com o apoio maciço dos moradores de Bento Gonçalves e da região, bem como das empresas, entidades públicas e privadas, instituições e demais organizações.

Lançar um Plano de Saúde inovador no início da década de 80 foi, de fato, uma obra gigantesca e extremamente arriscada, visto que a conjuntura socioeconômica brasileira praticamente inviabilizava grandes investimentos na área da saúde. A inflação galopante e as incertezas políticas indicavam perigos iminentes. Assim mesmo, o Conselho de Administração do Tacchini Saúde julgou que era necessário concretizar a ideia de criar um Plano de Saúde próprio, totalmente vinculado a um hospital que já despontava na região como sendo uma das melhores opções para o tratamento da saúde.

O Tacchimed, portanto, nasceu em meio a grandes desafios, cresceu durante as várias crises econômicas e políticas do final do século passado, e consolidou-se no começo do terceiro milênio como uma das melhores e mais completas opções de saúde para todos os municípios da região serrana gaúcha.

Filosofia

NEGÓCIO

Promover a saúde, prevenir doenças e garantir acesso a serviços

VISÃO

Ser reconhecido pelos stakeholders através da gestão em saúde, inovando e gerando valor.

MISSÃO

Propiciar acesso a serviços de saúde qualificados, diferenciados e de forma ágil, contribuindo para a sustentabilidade do Hospital.

VALORES

  • Empatia
  • Ética
  • Trabalho em Equipe
  • Inovação
  • Excelência
  • Sustentabilidade

O Tacchimed

Benefícios adicionais

ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

É concedida às pessoas que não se locomovem ou são portadoras de doenças crônicas e aos profissionais de enfermagem, mediante orientação médica. A área de abrangência é de até 10km.

ASSISTÊNCIA AMBULATORIAL

Realizada por:

  • nutricionistas;
  • fisioterapeutas;
  • enfermeiros;
  • fonoaudiólogos;
  • psicólogos.

LABORATÓRIO 24 HORAS

Com coleta de materiais na residência em situações especiais, dentro do perímetro urbano de Bento Gonçalves.

O Tacchimed

VANTAGENS TACCHIMED

PROTEÇÃO FINANCEIRA*

  • * Cobertura contratual de até 6 mensalidades ao ano por desemprego ou por inatividade decorrente de doenças em profissionais liberais.
  • * Cobertura contratual de mensalidade em caso de invalidez temporária por acidente ou falecimento.
  • (* Benefício opcional)

CONDIÇÕES ESPECIAIS

  • Pronto-socorro 24 horas, com todo os serviços de apoio (Cirurgia, Raio-X, UTIs, Banco de Sangue e outros).
  • As mensalidade são utilizadas em melhorias no atendimento hospitalar, beneficiando toda a comunidade.

PROMOÇÃO EM SAÚDE

Palestras especializadas para esclarecimentos sobre as doenças mais frequentes, no auditório dos hospitais Tacchini e São Roque, escolas e empresas.

CLÍNICA DE CONVIVÊNCIA GERIÁTRICA

Descontos especiais durante a permanência no Residencial Elisa Tramontina, no Hospital São Roque, em Carlos Barbosa.

ATENDIMENTO NACIONAL

Nos casos de urgências e emergências, os beneficiários do Tacchimed poderão ser atendidos em todas as cidades do País onde existirem serviços credenciados à Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), nas primeiras 12 horas. Contato através do telefone: 0800 722 7511.

O Tacchimed

IDSS

ÍNDICE DE DESEMPENHO DA SAÚDE SUPLEMENTAR

O Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) é uma iniciativa desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde. Tem como objetivos o estímulo da qualidade setorial e a redução da assimetria de informação, promovendo maior poder de escolha para o beneficiário e oferecendo subsídios para a melhoria da gestão das operadoras e das ações regulatórias da ANS.
Os resultados da avaliação das operadoras são traduzidos pelo Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS). O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da Agência ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.
O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.
Fonte: ANS

Para acessar o programa IDSS: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans 

Para acessar o Resultado da Operadora


RESULTADO IDSS ANO 2023 (REFERENTE ANO 2022)
Notícia: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/operadoras/avisos-para-operadoras/ans-divulga-os-resultados-do-idss-2023-ano-base-2022

RESULTADO IDSS ANO 2022 (REFERENTE ANO 2021)
Noticia ANS: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/operadoras/avisos-para-operadoras/ans-divulga-os-resultados-do-idss-2022-ano-base-2021

RESULTADO IDSS ANO 2021 (REFERENTE ANO 2020)
Noticia ANS: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/operadoras/avisos-para-operadoras/ans-divulga-resultados-do-idss-2021-ano-base-2020

RESULTADO IDSS ANO 2020 (REFERENTE ANO 2019)
Noticia ANS: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/qualidade-da-saude/6264-ans-divulga-resultados-do-desempenho-das-operadoras-no-ano-base-2019

RESULTADO IDSS ANO 2019 (REFERENTE ANO 2018)
Noticia ANS: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/qualidade-da-saude/5441-ans-divulga-resultados-do-desempenho-das-operadoras-no-ano-base-2018

RESULTADO IDSS ANO 2018 (REFERENTE ANO 2017)
Notícia: http://www.ans.gov.br/aans/noticias-ans/qualidade-da-saude/5150-ans-divulga-resultado-do-programa-de-qualificacao-das-operadoras

Tire suas dúvidas

perguntas frequentes

Coloproctologista: Doenças do intestino, ânus e reto
Cardiologista: Doenças do coração
Endocrinologista: Doenças da tireóide e hormônios
Gastroenterologista: Doenças do estômago e intestino
Ginecologia: Doenças do aparelho reprodutor da mulher
Hematologista: Doenças do sangue
Mastologista: Doenças das mamas
Nefrologista: Doenças dos rins
Obstetra: Acompanha o pré-natal de gestantes
Oftalmologista: Doenças dos olhos
Oncologista: Doenças como câncer e tumores
Ortopedista: Doenças relacionadas a fraturas e ossos
Otorrinolaringologista: Doenças dos ouvidos e garganta
Pediatra: Doenças de criança até 12 anos
Pneumologista: Doenças do pulmão
Psiquiatra: Doenças psíquicas
Reumatologista: Doenças reumáticas (reumatismo)
Urologista: Doenças do aparelho urinário (bexiga)
Vascular: Doenças dos vasos sanguíneos (varizes, vasinhos)
PH, PBA, PBA SR, PEAH, PHBA, PHBA SR, BHBA, EHBA, VHBA.
P: Padrão, significa que se trata de um plano com acomodação coletiva (3pessoas)
PH: Padrão hospitalar
PBA: Padrão ambulatorial
PHBA: Padrão completo
B: Básico, significa que se trata de um plano com acomodação semi privativa (2 pessoas)
E: Especial, significa que se trata de um plano com acomodação individual
V: Vip, significa que se trata de um plano com acomodação em apartamento
SR: Significa que se trata de um sem reembolso
É o período que o beneficiário deve aguardar para começar a utilizar os serviços oferecidos pelos planos de saúde. Os prazos máximos são estabelecidos pela ANS, sendo que podem ser reduzidas se a operadora assim preferir. Estas são as datas máximas: CPT é a sigla que define cobertura parcial temporária. É a restrição de coberturas conforme contrato e preexistências do beneficiário.
A) 24 horas para urgência e emergência (Definida por conduta médica);
B)180 dias para consultas, exames e internações (Atendimentos eletivos);
C)10 meses para parto ou cesariana a termo;
D) 2 anos para doenças preexistentes (Doenças que antecedem o contrato).
Com um plano de saúde com coparticipação, o beneficiário paga a mensalidade e uma porcentagem dos procedimentos e exames que realizar.
O beneficiário pode contribuir com 30 %, 20%, ou até 10%, dependendo do plano que contratou.
Pessoas com plano de saúde podem abater estes valores no imposto de renda e, para isso, é necessário encaminhar uma declaração completa, incluindo os reembolsos. Todas as operadoras fornecem na área do beneficiário um demonstrativo detalhado, que deve ser submetido no menu de Pagamentos Efetuados durante a declaração. Importante: Registro de beneficiário em plano empresarial, quem deverá solicitar o relatório será a própria empresa que o mesmo está registrado.
Em planos que oferecem a opção de livre escolha é possível se consultar com profissionais fora da rede credenciada do seu plano e ser ressarcido do valor gasto posteriormente. O valor do reembolso será tabelado, porém é bom saber que nunca será o valor integral.
Será necessário a nota original com carimbo médico, documento de identificação (identidade + carteira do convênio), ou nota fiscal eletrônica com documento de identificação.
Se você deseja ter cobertura para parto ou cesariana, verifique se o seu plano é hospitalar com obstetrícia. É isso que garante a realização de todos os procedimentos neonatais e relacionados a parto. Se deseja engravidar, programe-se para cumprir a carência de 10 meses conforme a ANS.
É permitido apenas cônjuges, filhos até 24 anos sem rendimentos e com vínculo universitário, dependentes legais e enteados. Pai, mãe, entre outros não são considerados dependentes.
A doença é existente é aquela que você já possui antes de assinar o contrato. Ela pode ser comprovada por laudo médico, laudo de exame, exame clínico ou prontuário de atendimento.
Caso a consulta que deseja for eletiva (não urgente), procure no guia de médicos ou no site Tacchimed a especialidade que necessita clicando aqui. Ligue no número de telefone indicado e agende a sua consulta em consultório; Caso sua consulta for de urgência e emergência, procurar o Pronto Atendimento 24 horas;
Fique calmo. Caso tenha o laudo em mãos, entre em contato com o seu plano de saúde ou vá até a recepção do hospital. O laudo será analisado, e a melhor conduta será tomada.
Caso o laudo tenha sido solicitado via sistema, aguarde que o plano logo entrará em conto com você para esclarecimentos.
O tempo para reconsulta é de 30 dias a partir da data da consulta, não podendo ser cobrado novo valor de participação, desde que seja pelo mesmo motivo.
Não se preocupe, a informação chegará até você. No cadastro da consulta, a secretária pede um telefone celular para contato, todas as informações serão enviadas por SMS.
Caso não tenha fornecido um telefone celular, o plano de saúde entrará em contato dentro de 24 horas para passar as orientações.
Sim. O Tacchimed aceita esse tipo de solicitação, porém independente do médico não ser credenciado, o exame deve ser realizado em local credenciado pelo plano.
Não. Os planos de saúde somente dão direito a cobertura ou possível reembolso a exames/procedimentos que constem no ROL.
Fique tranquilo, com o sistema novo de atendimento, não é necessário papel. Você pode ir até a recepção que foi combinado com um documento de identificação e a carteira do convênio. Todos os exames que foram solicitados já estarão prontos para serem realizados.
Não se preocupe. Com o sistema novo, assim que o médico finalizar o seu atendimento no consultório cairá uma mensagem ao Tacchimed, nós vamos analisar a sua cobertura. Caso for autorizado, você receberá um SMS com essa informação. Caso seja negado, entraremos em contato via ligação.
O beneficiário deve solicitar ao médico que irá realizar o procedimento um pedido com código do procedimento e se dirigir até o Tacchimed Assistencial, para que seja analisado pontualmente cada situação. Reforçamos que a indicação é sempre optar por médicos/locais credenciados pelo plano.
O plano SR se trata de uma das modalidades do plano de saúde. Suas vantagens são garantir exclusivamente que os atendimentos dos beneficiários sejam na rede credenciada. A única diferença dos demais, é que não é permitido nenhum tipo de reembolso, seja ele de consulta, exames ou procedimentos.
A área geográfica de abrangência do plano de saúde do beneficiário está limitada aos seguintes municípios: Anta Gorda, André da Rocha, Barão, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Cotiporã, Dois Lajeados, Fagundes, Varela, Farroupilha, Garibaldi, Guaporé, Guabiju, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Nova Prata, Nova Araçá, Parai, Protásio Alves, Santa Tereza, Salvador do Sul, São Vedelino, São Valentin Do Sul, Serafina Corrêa, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.
Obs: Caxias do Sul, Passo Fundo, Porto Alegre, não fazem parte de área de abrangência, os atendimentos serão apenas realizados por encaminhamento da operadora.
Não. A ANS não libera os planos de saúde para liberar a realização da laqueadura junto com o parto, pois assim como a vasectomia, possui protocolos de realização e o mesmo deve ficar sobre análise na operadora por 2 meses após a solicitação.
Em todos os hospitais credenciados e pertencentes a área de abrangência geográfica. Para acessar, consulte o guia Tacchimed ou o site www.tacchimed.com.br/site/. Para atendimentos nas cidades como Caxias, Passo Fundo, Porto Alegre é necessário solicitar encaminhamento do plano de saúde.
O rol de procedimentos exclui a cobertura para planos que não contemplam essa categoria.
O rol de procedimentos de cobertura obrigatória é uma listagem elaborada pela ANS na qual constam os procedimentos (exames, cirurgias etc) que obrigatoriamente deverão ser cobertos pelas operadoras de planos de saúde.
Para mais informações consulte seu plano de saúde.
ANS é a sigla utilizada para descrever Agência Nacional de Saúde Suplementar, a qual rege os planos de saúde.
O valor altera conforme estabelecido no contrato que foi realizado. Existem contratos em que a operadora adota valor único sempre, porém tem contratos que é estabelecido geralmente um valor inferior nas 2 primeiras consultas no ano e após um valor superior. Isto é muito comum nos contratos individuais e empresariais estabelecidos a partir de 2004. O sistema vai sempre passar esta informação ao prestador que você está buscando. Na dúvida, faça contato com a Área Administrativa da Operadora em sua cidade.
A diferença é cobrada quando o beneficiário precisa realizar um exame que é considerado especial, tais como Ressonância, Tomografia, Densitometria, Cintilografia entre outros.
Não, a cobertura do Tacchimed é regional cumprindo a área de abrangência geográfica.
Para atendimentos de urgência e emergência, o Tacchimed oferece a Abramge. Consulte (11) 3289-7511. Dúvidas para reembolso, entre em contato com o Tacchimed 5434554333.
Fique tranquilo e entre em contato com a Abramge (11) 3289-7511, verifique o hospital mais próximo. Caso não tenha hospital ou você foi direto ao hospital mais próximo, ligue para o Tacchimed 5434554333. Nós vamos lhe orientar da melhor forma.
A ambulância Tacchimed é utilizada nos casos exclusivos de transferências de Hospital para Hospital. Nos casos de urgência e emergência contate o SAMU no fone 192. Para casos eletivos de remoção dentro do perímetro urbano e para pacientes fragilizados, o plano de saúde sempre analisa o contrato. Nesses casos é necessário pedido médico solicitando e justificando o deslocamento.
A partir da data de encerramento das atividades, o beneficiário tem até no máximo 30 dias para solicitar na Operadora TACCHIMED seu interesse pela manutenção no plano, nas mesmas condições de cobertura que usava durante a vigência do contrato trabalhado. Será analisado se o mesmo tem condições de usufruir da Lei dos Demitidos com base na Legislação vigente.
Há diferenças, quando se trata de demissão sem justa causa ou por aposentadoria.
Sem justa causa, poderá permanecer no plano no período de um terço do tempo que ele permaneceu no plano com ativo, assegurando-se o mínimo de 6 meses e máximo de 24 meses. Aposentado, e contribuiu para o plano pelo prazo de no mínimo 10 anos, poderá permanecer no plano pelo tempo que a apólice da empresa permanecer vigente. Se contribuiu menos de 10 anos, poderá permanecer calculando-se um ano para cada ano de contribuição. Se o beneficiário titular for admitido em um novo emprego, deixará de existir o direito de permanecer no plano na condição de inativo.
O beneficiário que optar por uma acomodação diferente à do contrato, terá que acordar junto ao Hospital a taxa de diferença por acomodação superior. A diferença sobre Honorários Médicos também fica sobre responsabilidade de negociação entre o beneficiário/paciente, Médico Assistente e sua equipe. O plano não dá direito ao reembolso nesses casos e nem se envolve em valores acordados entre as partes. FUNDAMENTO LEGAL: ARTIGOS 30 E 31 DA LEI N.º 9656/98 E RESOLUÇÕES CONSU N.º 20/98 E N.º 21/98.
Uma cirurgia, ou outro procedimento, é considerado estético quando sua indicação não visa restaurar função parcial ou total de órgão ou parte do corpo humano lesionada por enfermidade.
CPT é a sigla que define cobertura parcial temporária. É a restrição de coberturas conforme contrato e preexistências do beneficiário.
Sim! Atenção Importante para este benefício.
Recém-nascidos no Hospital Tacchini: é realizado o registro provisório que permitirá coberturas iguais às da mãe por um período de 30 dias. Após esse prazo, o plano de saúde não se responsabiliza. Os responsáveis devem procurar um representante de vendas para dar continuidade ao plano de saúde sem perdas e danos.
Recém-nascidos em Outros Município: O responsável legal deverá procurar imediatamente o Representante de Vendas de sua localidade para fazer o registro provisório que permitirá coberturas iguais às da mãe por um período de 30 dias. Caso contrário não haverá reconhecimento da Operadora deste novo beneficiário.
Após deverá manifestar o seu interesse em dar continuidade ao benefício com o registro definitivo sem perdas e danos.
Primeiramente consulte seu contrato, existem particularidades fora da cidade de Bento Gonçalves. Geralmente fora de Bento Gonçalves, as acomodações são semi privativas. Não deixe de consultar seu contrato e as particularidades nele. Ex: Você reside em Veranópolis, e precisar internar em Bento Gonçalves no hospital Tacchini, a acomodação é coletiva (3 leitos), diferente da acomodação contratada em sua cidade.
O atendimento de medicina preventiva domiciliar é voltado para pacientes fragilizados (uso de oxigênio, acamado, mais de 60 anos com comorbidades). Esses pacientes precisam ter solicitação médica, após recebem uma avaliação da medicina preventiva e são acompanhados e atendidos regularmente conforme.
É uma especialidade focada em evitar o desenvolvimento de doenças, reduzir o impacto das enfermidades na saúde dos indivíduos e melhorar a qualidade de vida de pacientes em tratamento. A equipe do Tacchimed é formada por enfermeiras, técnicas de enfermagem, médicos, fisioterapeutas, psicólogas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional entre outros profissionais que atuam em prol do cuidado.
Nos contratos de planos de saúde individuais ou familiares podem ser aplicados dois tipos de reajustes: A. Reajuste anual por variação de custos: Atualiza o valor pago, tendo em vista a variação dos custos médico-hospitalares. B. Reajuste por variação de faixa etária: Enquadra o valor pago ao grupo etário, tendo em vista os riscos inerentes à idade dos beneficiários. Nos planos coletivos empresariais ou coletivos por adesão, além dos reajustes acima, podem ser aplicados o reajuste por sinistralidade e o técnico. A nova regulamentação dos planos coletivos determina que nenhum contrato poderá receber reajuste em periodicidade inferior a doze meses, excetuando-se o de variação por faixa etária. Dessa forma, todos os tipos de reajustes deverão ser analisados para a aplicação única anual.
Para a finalidade odontológica, o cirurgião dentista, poderá solicitar exames laboratoriais/ complementares, sendo vedado às operadoras negar a autorização dos referidos procedimentos em razão do profissional solicitante não pertencer à rede própria, credenciada ou referenciada da operadora.
Fundamento legal: Súmula normativa da ANS N.º11/ 07.
Os contratos vigentes até dezembro de 2003 possuíam as seguintes faixas etárias conforme legislação: 00 a 17, 28 a 29, 30 a 39, 40 a 49, 50 a 59, 60 a 69, + de 70 anos.
A partir de janeiro de 2004: 00 a 18, 19 a 23, 24 a 28, 29 a 33, 34 a 38, 39 a 43, 44 a 48, 49 a 53, 54 a 58, + de 59 anos, portanto o reajuste é realizado sequencialmente nas trocas de faixas etárias de idade.

(54) 3455-4333

CENTRAL DE ATENDIMENTO

24 horas

0800.722.7511

ATENDIMENTO NACIONAL PARA
URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS:

5434554185

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atendimento ouvidoria

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